segunda-feira, 31 de agosto de 2015

   PRIMEIRA SEMANA: definimos o nome do blog, dividimos as tarefas e começamos a postar os trabalhos.

   SEGUNDA SEMANA: algumas postagens foram adicionadas e as próximas em andamento.

   TERCEIRA SEMANA: a maioria dos vídeos e das pesquisas foram publicadas. 

   QUARTA SEMANA: divulgação do blog e término das postagens.

domingo, 23 de agosto de 2015

Vegetação da região sul.

  • Quando as pessoas dizem respeito ao sul do Brasil, é frequente ter na memória a mata araucárias ou floresta dos pinhais e o grande pampa gaúcho, formações vegetais típicas que aparecem na região, apesar de não existirem somente lá.             A mata araucária, que praticamente se extinguiu, é o bioma visível nas partes de maior elevação dos planaltos do Paraná e Santa catarina, no formato de manchas que existem entre as demais formações vegetais. A Arauária agustifolia (pinheiro-do-paraná) é mais facilmente adaptada às menores temperaturas, frequentemente nas partes da maior altitude do relevo, e ao solo rochoso que mistura arenito com basalto com uma grande concentração no planalto arenito, no interior da região. 
     
    Nessa mata se extraem principalmente o pinheiro do Paraná e a imbuia, que se utilizam em marcenaria, e a erva- mate, cujas folhas se utilizam para preparar o chimarrão. 
  •  As vastas extensões de campos limpos também ocupam a Região Sul do Brasil. Estas vastas extensões de campos limpos chamam-se pelo nome de campos meridionais. Os campos meridionais dividem-se em duas áreas distintas. A primeira é correspondente aos campos dos planaltos, que são manchas ocorrentes a partir do Paraná até o norte do Rio grande do sul. A segunda área os campo da campanha é de maior extensão e está localizada inteiramente no Rio Grande do Sul, em uma região que chama-se Campanha gaúcha ou pampa. É a vegetação natural das coxilhas e uma camada visível de ervas rasteiras pela qual é constituída a melhor pastagem natural do Brasil.

sábado, 22 de agosto de 2015

Descendente de alemão, de Sante Rosa, falando um pouco da diferença cultural e climatica das regiao Sul à Norte


terça-feira, 18 de agosto de 2015

sexta-feira, 14 de agosto de 2015




DIVERSIDADE CULTURAL

   A região Sul do Brasil apresenta uma grande diversidade cultural influenciada por indígenas, africanos, espanhóis, italianos, alemãs, japoneses e entre outros. É essa grande mistura de etnias e costumes que faz do Sul uma região com costumes tão diversos. 
   Formada por três estados ( Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná) de grande desenvolvimento econômico e social a região Sul ganhou muito destaque. 

   No Rio Grande do Sul, os gaúchos, carregam grande característica alemãs, italianas, espanhóis e portuguesas, as quais influenciam diretamente em sua sociedade. Entre as principais características culturais dos gaúchos estão: A Bombacha, O Lenço, O Poncho e o Chimarrão. Há também festivais e comemorações como: a Festa da Uva e a Festa da Nossa Senhora dos Navegantes.
   No Paraná, há presença cultural de alemães, italiano, poloneses, ucranianos, holandeses e entre outros que contribuíram fortemente para a cultura do estado. 
   O estado também apresenta grandes festas que refletem na cultura de outros povos como: a festa da cerveja, coração de Nossa Senhora, congada e fandango de São Bentinho. Tem como prato típico o barreado um cozido de carne de bovina, toucinho e vários temperos típicos do litoral.
   
   Em Santa Catarina, pode-se perceber a influência da cultura pela arquitetura, a qual representa casas europeias e muitas com destaques alemãs. Cidades como Blumenau e Florianópolis costumam receber diversos turistas justamente por essa semelhança com as a Europa que inclusive pode-se encontrar em qualquer um dos três estados do Sul.
    Blumenau apresenta todo o ano o Oktoberfest, uma festa de origem alemã conhecida como a festa da cerveja, conhecida em todo o país. 



quarta-feira, 12 de agosto de 2015

                               Economia 

   


O sul é a segunda maior região mais rica do Brasil. Tem grande potencial industrial, e de agricultura de tecnologia. O sul também e um grande exportador nacional, com destaques para produtos agrícolas e agroindustriais, com grãos e aves. A maior parte do território e ocupado pela pecuária, mas a atividade econômica de maior rendimento e que contrata o maior numero de trabalhadores e a agricultura. 




   

A indústria se mostra importante na economia da região, com destaque na indústria alimentícia, também a destaque para calçadista, têxtil e automobilística. As empresas ficam geralmente próximas à área de extração. Em Curitiba a presença de varias montadoras de automóveis como a Renault, Audi, Volvo e Volkswagen. Em Porto Alegre a um grande desenvolvimento da indústria de petroquímica, também uns dos grandes centros indústrias da região sul.




O uso de novas tecnologias, melhora a produtividade dos alimentos como o arroz, milho, tabaco e feijão. A região sulista e um dos produtores de mel, soja, alho, cebola e maçã. A vegetação típica contribui para a criação de bovinos, aves e suínos. Auxiliada pela vegetação dos pampas, a pecuária principalmente bovina, acabou virando símbolo da região. 

domingo, 9 de agosto de 2015

"Aqui um vídeo que mostra a Cultura, o Folclore, as Danças, as Comidas Típicas, a Literatura e o Turismo da Região Sul do Brasil. "


sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Relevo e Clima da Região Sul.

RELEVO
 O relevo do sul do Brasil constitui-se na maior parte de duas divisões diferentes do planalto brasileiro. Um é o planalto cristalino ou planalto atlântico, que formam elevações no leste dessa região, algumas delas até próximas ao litoral. Esta elevação é responsável pelo alto número de morros na região, conhecido como "mar de morros". O planalto meridional ocupa grande parte da região sul, formando as serras, como a Serra Geral. Planícies também são encontradas na região.


CLIMA


A região sul é a única parte do país que esta localizada quase que inteiramente na região temperada (com exceção do extremo norte do Paraná), por este motivo, os estados desta região tem um clima subtropical, com temperaturas que costumam ficar abaixo comparado ao restante do Brasil.
A região conta com uma extensão térmica elevada, já que no verão as temperaturas podem alcançar 30ºC, principalmente no litoral, e no inverno temperaturas abaixo de 20ºC. Na serra catarinense e gaúcha, temperaturas negativas são normalmente registradas, inclusive com ocorrências de geadas e até neve. As chuvas comumente são bem distribuídas durante o ano.O vento também é um grande responsável pela temperatura da região, sofrendo ampla influência deste fator, tanto no verão, tanto no inverno.


                                                                 São Joaquim/ SC



                                                                       Itaimbezinho/RS