domingo, 23 de agosto de 2015

Vegetação da região sul.

  • Quando as pessoas dizem respeito ao sul do Brasil, é frequente ter na memória a mata araucárias ou floresta dos pinhais e o grande pampa gaúcho, formações vegetais típicas que aparecem na região, apesar de não existirem somente lá.             A mata araucária, que praticamente se extinguiu, é o bioma visível nas partes de maior elevação dos planaltos do Paraná e Santa catarina, no formato de manchas que existem entre as demais formações vegetais. A Arauária agustifolia (pinheiro-do-paraná) é mais facilmente adaptada às menores temperaturas, frequentemente nas partes da maior altitude do relevo, e ao solo rochoso que mistura arenito com basalto com uma grande concentração no planalto arenito, no interior da região. 
     
    Nessa mata se extraem principalmente o pinheiro do Paraná e a imbuia, que se utilizam em marcenaria, e a erva- mate, cujas folhas se utilizam para preparar o chimarrão. 
  •  As vastas extensões de campos limpos também ocupam a Região Sul do Brasil. Estas vastas extensões de campos limpos chamam-se pelo nome de campos meridionais. Os campos meridionais dividem-se em duas áreas distintas. A primeira é correspondente aos campos dos planaltos, que são manchas ocorrentes a partir do Paraná até o norte do Rio grande do sul. A segunda área os campo da campanha é de maior extensão e está localizada inteiramente no Rio Grande do Sul, em uma região que chama-se Campanha gaúcha ou pampa. É a vegetação natural das coxilhas e uma camada visível de ervas rasteiras pela qual é constituída a melhor pastagem natural do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário